A grande diferença é que ela tenta convencer seu público de que as idéias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica, ou de aparência de cientificidade, ou pelo menos de racionalidade. É diferente da Ficção Fantástica onde a preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou ocorre de forma não racional. FILOSOFIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA
E reflexões sobre temas comuns na FC |
Viagens no Tempo |
Gravidade Artificial |
Anti-Gravidade & Levitação |
Teletransporte |
Invisibilidade |
5 Bobagens Planetárias |
Viagens Espaciais |
Batalhas Espaciais |
Batalhas Espaciais II |
Nos textos abaixo, análises e críticas sobre obras famosas de FC.
Eu Sou a Lenda, comparação entre o livro e os 3 filmes.
Pensando nELA - Reflexões sobre o filme HER
OBLIVION, Refletindo sobre uma obra prima da Ficção Científica.
ABISMO NEGRO, Revisitando um dos mais exóticos clássicos da FC.
E aqui reflexões sobre obras famosas de Ficção Científica.
Heróis da Areia, monografia acadêmica sobre o livro e filmes DUNA, e comparações com outras obras.
MAD MAX - Fury Feminist?, sobre Mad Max - A Estrada da Fúria, e a polêmica sobre Feminimo.
Zumbis à Esquerda, Vampiros à Direita, sobre correlações político ideológicas a respeito de mortos-vivos.
SEXTA-FEIRA 13 - Jason Não é Mau, sobre questões culturais envolvendo essa famosa série e comparações com outras franquias.
O "GÊNIO" DO MAL uma trilogia sobre o esteriótipo dos "cientistas loucos" e a associação entre inteligência e maldade.
GINOTOPIA (Hipergamia V) sobre sociedades dominadas por mulheres. (Parte de uma série de textos maior sobre o tema da Hipergamia.)
Para validar algo que não é possível no nosso contexto atual, a FC pode recorrer a:
Ambientação Futura.
Inteligências não humanas: Extraterrestres, Intraterrestres, Interdimensionais etc.
Inteligências Humanas: Gênios e Cientistas.
Fenômenos Desconhecidos
Curioso é que se fizermos uma pesquisa aleatória, encontraremos uma porcentagem pequena de pessoas que declarem ser esse seu gênero favorito, não obstante este é com certeza o gênero cinematográfico mais bem sucedido do mundo. Basta olhar a lista das maiores bilheterias cinematográficas mundiais, evidentemente compostas por filmes de Hollywood. Até o ano 2000 pelo menos, apenas alguns sucessos como Titanic e Forest Gump, escaparam do gênero fantástico, mas a maioria é de Ficção Científica, Star Wars, Independence Day, ET, Batman e etc.
Um bom apreciador desse gênero necessita ter receptividade a idéias novas, abertura a ousadias intelectuais. Não é atoa que poucas pessoas apegadas a radicalismos religiosos consigam apreciá-la.
SUBDIVISÕES
Vejamos aqui, os principais ramos de Ficção Científica, mais ou menos pela ordem em que
surgiram.
VIAGENS NO TEMPO
Criado por H.G.Wells no livro Á Máquina do Tempo, é provavelmente o mais popular. Tal como nesta obra pioneira, pode envolver viagens do presente para o futuro, mas na maioria dos casos envolve viagens do Presente para o Passado, ou de visitantes do futuro vindo ao presente. De qualquer modo o recuo no tempo é bem mais comum.
Muitas vezes também a Viagem no Tempo em si não é o assunto principal, "Buck Rogers" por exemplo, mas a história depende dela. Em outros casos ela é a grande vedete, "De Volta Para o Futuro", quer seja mostrando os choques culturais ou as complicações dos efeitos de Paradoxo Temporal.
Até hoje a viagem famosa mais ousada foi a da primeira obra, de H.G.Wells, que foi mais de 850 mil anos para o futuro! Ninguém quebrou tal recorde até hoje, a não ser em viagens para o passado, em uma obra de maior repercussão.
INVASÕES EXTRATERRENAS
Também iniciado por H.G.Wells na obra "A Guerra dos Mundos", onde invasores de marte atacam violentamente a terra no século XIX, arrasando as defesas militares e alterando o ecossistema com o terrível Red Weed, "trepadeira vermelha". Essa obra recebeu em 1953 uma versão cinematográfica que alterou radicalmente a ambientação para seu tempo e uma série de outras características, como eliminar o Red Weed, alterar a aparência dos marcianos, a estrutura da naves, que ficou ESPETACULAR! E com a tentativa final de abater os invasores através de um artefato nuclear, algo quase impensável na época de Wells.
Foi sem dúvida o gênero mais popular desde o início do cinema até mais ou menos a época em que A Guerra dos Mundos aterrorizou os cinemas, depois o gênero caiu no esquecimento só vindo ser ressuscitado na década de 90 pelo blockbuster Independence Day.
VIAGENS PARA FORA DA TERRA
Inaugurado por Júlio Verne em "Viagem a Lua", e também por H.G.Wells em "O primeiro homem na Lua" é um dos poucos que se tornou parcialmente realidade. Alias a tecnologia usada no programa Apollo está anos-luz à frente daquela imaginada por Verne. E neste grupo que ocorre também um dos assuntos mais mal resolvidos da FC, a questão da Gravidade.
CRIATURAS ESPECIAIS
Se o Pai da FC é duvidoso, H.G.Wells ou Júlio Verne, a Mãe como sempre não deixa dúvidas. Mary Shelley publicou a primeira obra que embora mais associada ao gênero Terror, possui a estrutura básica da FC. "Frankenstein" de 1816, pode ser considerado o precursor primordial da FC. Esse subgênero Também foi abordado por H.G.Wells em "A Ilha do Dr. Moureau", onde um cientista criou uma série de criaturas mutantes misturando homens com animais, numa espécie de precursão da Engenharia Genética.
VIAGENS ESPETACULARES NA TERRA
Novamente Júlio Verne através de principalmente duas obras, "Viagem ao Centro da Terra" e "20.000 Léguas Submarinas". É válido indagar se o tema de miniaturização, presente no filme Viagem Fantástica, estaria contido neste subgênero.
SUPER PODERES / SUPER HERÓIS
H.G.Wells novamente, ao lançar a obra "O Homem Invisível", que recebe ainda refilmagens periódicas. Na década de 30 Jerry Siegel e Joe Shuster criariam o Super Homem, que apesar de ser um visitante alienígena, daria origem ao subgênero da FC menos cuidadoso com suas premissas, o dos Super-Heróis, que muitas vezes recai para a Ficção Fantástica.
Esse gênero também têm raízes profundas na cultura, pois remonta a legendários heróis míticos como Hércules e Sansão, influenciando em parte sua peculiaridade de baixa racionalidade. Em geral as histórias de Super-Heróis incorem em inúmeras impossibilidades, incluindo absurdos lógicos. Alguns podem ser vistos no texto sobre Levitação.
RETROFUTURISMO
Pode ser apelidado de "FUTURO DO PRETÉRITO", trata-se daquela ambientação passada que no entanto não corresponde a história do mundo real. Como um futuro superado ou mesmo uma visão alternativa proposital. Obras como Metrópolis de Fritz Lang e Farenheit 451 de Ray Bradubury, imaginavam ambientações futuras que já foram ultrapassadas ou cujo curso atual da história já inviabilizou. A ambientação fica como uma espécie de universo alternativo, ou algo do tipo "como seria se tal coisa tivesse acontecido".
Um exemplo espetacular pode ser visto no Anime "Laputa - Castelo no Céu", dos estúdios japoneses Myazaky, que poderia ser definido talvez como, "o que seria do mundo se Leonardo da Vinci tivesse conseguido voar", e então teríamos máquinas voadoras em pleno século XIX.
Obras como 20.000 Léguas Submarinas e Viagem a Lua por exemplo, já podem ser consideradas Retrofuturistas, outro exemplo interessante é a estranha ambientação do filme de Terry Gilian, "Brazil - O Filme".
FUTURÂMICA TERRENA
Trata-se de qualquer ambientação que localize-se no futuro em nosso planeta, mas em geral aborda uma era mais adiantada tecnologicamente e ou socialmente.
CIBERPUNK
Em geral localiza-se num futuro próximo de caraterísticas decadentes do ponto de vista moral. Superpopulação, auto índice de violência urbana e degeneração ambiental são temas frequentes, mas o essencial é a temática tecnológica em geral enfocada na informática, telecomunicação e eletrônica.
Esse sub gênero tem como principais marcos iniciais as obras NEUROMANCER de Willian Gibson e PIRATAS DE DADOS de Bruce Sterling, do final da década de 80.
PÓS-APOCALÍPTICO
O nome diz tudo, obras que se ambientam num mundo futuro pós Terceira Guerra mundial ou equivalente. Podem explorar os efeitos diretos desta catástrofe como Herança Nuclear, ou simplesmente ignorá-la como o curioso Crepúsculo de Aço, com Patrick Swaize. Provavelmente o exemplo mais famoso é Mad Max II e III.
FUTURÂMICA ESPACIAL
Ambientação que como o próprio nome diz se concentra na exploração espacial futura. Star Trek, Perry Rhodan e Buck Rogers são alguns exemplos. Muitas delas estão repletas de um dos temas que mais abusa da licença poética na FC, as Batalhas Espaciais.
VISITANTES EXTRATERRESTRES HOSTIS
Diversos monstros do espaço já aterrorizaram livros, gibis e filmes, protagonizando obras que vão desde o Terror Trash grotesco até obras de ação muito bem elaboradas como O Predador, estrelado por Schwarznegger.
VISITANTES EXTRATERRESTRES AMIGÁVEIS
O exemplo mais popular é sem dúvida "E.T. O Extraterrestre" de Spielberg, mas o gênero remonta o cinema em Preto e Branco com a Obra "O Dia em que a Terra Parou", onde o alienígena Klatu e seu indestrutível robô guarda costas Gort vêm à Terra pedir os fim dos testes nucleares.
GUERRAS ESPACIAIS
Muitas vezes se mistura com a Futurâmica Espacial, mas há como exceção nada mais nada menos do que STAR WARS e a série de TV "Galactica", que simplesmente não podem ser enquadradas em nenhum dos outros gêneros acima. É onde as Batalhas Espaciais são presença obrigatória.
Mas há muitos outros subgêneros na FC, assim como em geral tais gêneros se misturam, sem falar na comum dificuldade de se delimitar claramente o que vem a ser FC e Ficção Fantástica, como abordo neste TEXTO.
Leia aqui sobre alguns dos grandes problemas da FC.
A Gravidade Artificial,
A Anti-Gravidade,
e o Problema das Viagens no Tempo.